Por Karen Kornilovicz
Assessoria de Imprensa Softex

Brasília, 31 de março de 2021 – Três startups integrantes dos programas da Softex – Kriativar (Startup Brasil), Flinkr (Conecta Startup Brasil) e Teletanque (Conecta Startup Brasil) estão entre as 50 selecionadas para a fase launch do programa de aceleração Female Scale desenvolvido pelo Distrito. Sua proposta é auxiliar startups fundadas ou cofundadas por mulheres a passar da fase de operação para a fase de crescimento acelerado (scale-up).

“Na Softex, acreditamos no poder da diversidade e do empreendedorismo feminino como um propulsor do empoderamento.  Em nossos programas, incentivamos a participação de mulheres e criamos ações específicas, como o Ela Empoder@, para fomentar ainda mais a participação feminina no mercado de tecnologia. Ter três de nossas startups selecionadas nessa iniciativa só demonstra a importância de continuarmos capacitando e impulsionando nossas empreendedoras a galgarem novos voos”, analisa Rayanny Nunes, gerente de inovação da entidade.

Segundo dados do Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, divulgado pelo Sebrae no ano passado, 48% dos MEIs (Microempreendedores Individuais) são mulheres. Entretanto, no setor de TI, a participação feminina ainda é pequena: apenas 20% da força de trabalho do mercado formal de tecnologia da informação é formada por mulheres, de acordo com a pesquisa “Mulheres na TI”, realizada pela Softex.

Com um portfólio que contempla atualmente mais de 600 startups investidas e 6 mil projetos cadastrados, a Softex vem se consolidando como referência para o ecossistema de inovação brasileiro.

Conheça as startups do portfólio Softex selecionadas:

  • Kriativar – é uma plataforma de co-criação onde os alunos podem criar e compartilhar conteúdos desenvolvidos por eles, exercitando as habilidades da escrita, leitura e desenho através de atividades lúdicas e criativas.
  • Flink – solução digital que maximiza o lucro de supermercados ao reduzir divergências de preços nas gôndolas, reduzir filas e sugerir produtos alternativos aos não disponíveis em estoque.
  • Teletanque – sistema de monitoramento e gestão para piscicultura, com tecnologias de IoT e BI, que analisa as relações entre a qualidade da água, produtividade e custos, orienta e promove ganho de rentabilidade.

 

O MPS Talks, que acontece nesta quarta-feira, vai te dar a resposta

Brasília, 30 março de 2021 –  O desenvolvimento ágil é uma realidade cada vez mais presente nas empresas modernas. Há algum tempo, essa realidade era apenas observada nas empresas de tecnologia, mas com a velocidade do mercado e das informações, a realidade atual é outra.

Gestores de várias áreas do conhecimento estão se inspirando em metodologias que acenam para o desenvolvimento ágil e na aplicabilidade dessa ação na condução dos projetos. Pensando nisso,  o MPS Talks, evento idealizado pela Softex, convidou o palestrante Ulisses Telemaco, da OWSe Informática para debater sobre o assunto.

O bate-pato é realizado todas as quartas, às 13h e tem meia hora de duração. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas aqui.  Toda semana, o MPS Talks abordará temas de interesse com foco em Tecnologia e Inovação.

 

Por Larissa Sampaio
Assessoria de Comunicação Conecta

A Rodada de Negócios do Programa Conecta Startup Brasil chegou ao fim. Nos dias 18, 23 e 25 de março, as startups que integram o programa tiveram a oportunidade de apresentar seus negócios para empresas, aceleradoras e investidores que também são parceiros do Conecta.

Cada startup teve até 3 minutos para apresentar seu pitch e, após este momento, os convidados sinalizavam quais negócios despertaram o interesse. A partir da lista de interesse, foram organizadas conversas individuais para possíveis investimentos e  construções de parcerias.

Somando os três dias, a Rodada de Negócios teve apresentação de 30 pitches e contou com a presença de 19 aceleradoras, investidores e empresas. Ao todo, 44 matches foram feitos, ou seja, 44 conversas 1:1 entre startups que buscam investidores e possíveis investidores.

A Rodada de Negócios é a última etapa do Programa Conecta Startup Brasil, que já passou por 3 fases de pré-aceleração, mentorias e acompanhamentos. Durante este período, as startups puderam se preparar, aprimorar e testar seus negócios para chegar na fase DemoDay com uma solução bem estruturada e que despertasse interesse de investidores.

Startups – O evento foi dividido em 3 dias e as startups foram agrupadas de acordo com suas verticais de atuação. O primeiro dia foi dividido em Saúde e Bem-estar, Jurídico, Recursos Humanos, Gestão Empresarial e Educação. Já o segundo dia contou com a apresentação de startups de Meio Ambiente/Sustentabilidade, Agronegócio/Alimentos, Transporte/Mobilidade e Supply Chain/Logística. Por fim, as apresentações foram das áreas de Varejo, Vendas e Marketing, Mídia e Comunicação, Arquitetura e Construção Civil e Engenharia.

Programa Conecta Startup Brasil – Uma iniciativa conjunta do MCTI, ABDI e SOFTEX, além do CNPQ como parceiro executor, e que promove o ecossistema de inovação brasileiro numa ação integrada de ideação, conexão, capacitação e investimento. O programa conecta empreendedores, startups em estágio inicial, empresas, investidores, mentores e parceiros num mesmo objetivo: ampliar a densidade de startups, de Norte a Sul, alinhadas aos desafios do setor produtivo brasileiro.

Evento será realizado em formato digital nos dias 22 e 23 de abril e oferece muitas vantagens às startups brasileiras em busca de oportunidades na Espanha

 

Por Karen Kornilovicz
Assessoria de Imprensa Softex

Brasília, 24 de março de 2021 –  Encerra-se nesta sexta-feira (26) o prazo de inscrição para as startups brasileiras interessadas em criar conexões para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio, incluindo acesso a fundos de investimentos internacionais, conhecimento e go to market para a Espanha, por meio do Startup OLÉ-BRASIL’21.

O evento, que conta com o apoio da Softex para a sua realização, ocorrerá virtualmente nos dias 22 e 23 de abril. Ao se inscreverem, as startups brasileiras contarão com benefícios como acesso a reuniões “one-to-one” de matchmaking com diversos investidores e corporações internacionais, participação em competição de pitch e acesso à plataforma exclusiva de networking do evento.

Entre investidores e corporações internacionais com participação confirmada estão AC Ventures, Kamay Ventures, Globant Ventures, Redwood Ventures, Artifex Angels, Dalus Capital, Hag, Cites, Capital Invent, Gridx, Impulsa Visión RTVE e Axon Partners.

“A Espanha dispõe de um ecossistema vibrante apoiado por 156 aceleradoras e tem duas de suas cidades – Madrid e Barcelona – ocupando respectivamente o 23º e 24º lugares no ranking das 50 melhores cidades do mundo para erguer a sua startup. Há, também, muitas oportunidades para aproveitar financiamentos e auxílios oferecidos pelo governo espanhol para startups e comunidades têm total independência para lançar iniciativas de apoio a empreendedores que decidam se estabelecer nas suas regiões”, explica Ana Pires, gerente da área internacional da Softex.

As dez melhores startups selecionadas na competição de pitch do Startup OLÉ-BRASIL’21 obterão acesso direto ao Startup OLÉ Blended Edition 2021, que ocorrerá de 8 a 10 de setembro de 2021 em Salamanca, na Espanha.

Para informações adicionais e inscrições para o Startup OLÉ-BRASIL’21 acesse https://lnkd.in/eY_kpae

 

Evento discutirá tendências e oportunidades para a internacionalização de startups,
bem como a sua inserção nos ecossistemas de inovação dos Estados Unidos

Ruben Delgado, presidente da Softex, será um dos participantes do painel “Brazilian startups, global business!”, que integra a programação do SelectUSA Tech, promovido pelo Consulado Americano em São Paulo. Na abertura do evento, ele analisará, na companhia de outros especialistas, de que forma as startups brasileiras podem desbravar oportunidades em todo o mundo, antes de se tornarem grandes negócios.

“A Softex é o caminho mais curto entre a garagem e o Vale do Silício. Contamos atualmente em nosso portfólio com mais de 5 mil startups que buscamos apoiar sob as mais diversas formas”, destaca Ruben Delgado. O SelectUSA Tech Brazilian Edition acontecerá nos dias 27 e 28 de abril com a proposta discutir tendências e oportunidades para a internacionalização de startups, bem como a sua inserção nos ecossistemas de inovação dos Estados Unidos.

Seguindo as regras de distanciamento social por conta da pandemia da Covid-19, esta primeira edição do SelectUSA Tech no Brasil será realizada em formato 100% virtual, sendo totalmente gratuita para os participantes brasileiros. A programação do primeiro dia inclui, ainda, dois outros painéis: o fator Estados Unidos no processo de internacionalização de startups e o ecossistema de inovação norte-americano, com a apresentação de testemunhais de sucesso de empresas brasileiras.

No segundo dia de conferência, será promovida uma competição de startups (pitch) onde cada convidada terá 3 minutos para apresentar seu negócio – e mostrar seu projeto para tornar-se uma empresa global – a um júri de especialistas. A startup vencedora, além de poder interagir diretamente com o júri e receber dicas para seu projeto de internacionalização, ganhará uma entrada totalmente gratuita para participar do 2021 SelectUSA Investment Summit & SelectUSA Tech, a ser realizado entre os dias 7 e 11 de junho de 2021. Lá, ela competirá com outras startups globais em uma sessão de pitch para mais de 100 investidores norte-americanos.

Por Larissa Sampaio
Comunicação Softex

O Conecta Startup Brasil, uma iniciativa conjunta do MCTI, ABDI e SOFTEX, além do CNPQ como parceiro executor, e que promove o ecossistema de inovação brasileiro numa ação integrada de ideação, conexão, capacitação e investimento, chegou à etapa final: a Rodada de Negócios.

Depois de três fases que incluíram pré-aceleração, mentorias com especialistas e acompanhamento do desenvolvimento dos negócios que fazem parte do programa, as startups começam a apresentar seus pitchs para aceleradoras, investidores e empresas interessadas nas soluções.

A Rodada de Negócios é dividida em dois momentos, no primeiro cada startup apresenta seu pitch, um resumo do seu negócio em 3 minutos, e após assistir, os interessados podem solicitar uma conversa privativa para tirar dúvidas, entender mais sobre a solução e construir possíveis parcerias.

O primeiro dia do evento aconteceu em 18 de março e já apresentou resultados promissores: 9 startups falaram sobre seu negócio, 1 empresa e 4 aceleradores demonstraram interesse e, ao final, 16 conexões entre ambos foram feitas. 

O segundo dia da Rodada de Negócios aconteceu no dia 23 de março e também mostrou dados importantes: após a apresentação de 11 startups, 5 aceleradoras, 1 investidor e 3 empresas demonstraram interesse nas soluções interessadas e, ao final do evento, foram realizadas 11 conexões.

Até agora,  WOW Aceleradora, Anjos do Brasil, Invisto, Sai do Papel e GRO + foram algumas das aceleradoras e empresas interessadas em conhecer as startup integrantes do Programa Conecta Startup Brasil. 

O último dia da Rodada de Negócios será no dia 25 de março e, ao todo, 33 startups apresentarão seus pitches e aproximadamente 30 empresas, aceleradoras e investidores interessados em conhecer os negócios.