Makro
No Brasil, o setor atacadista vem ganhando força nos últimos anos, dados da pesquisa do Ranking ABAD/Nielsen 2019 apontam que o setor faturou R$ 261,8 bilhões em 2018.
Neste cenário, as empresas de atacado de autosserviço apresentam o maior crescimento, o modelo “atacarejo” ganhou o país e permitiu alcançar o aumento de 12% no faturamento destas empresas.
O investimento em tecnologia é realidade no mercado, a busca por soluções tecnológicas que garantam agilidade, produtividade e acesso a dados passaram a ditar a estratégia de inovação. Com a crescente do setor, as empresas vêm buscando diferenciais na experiência do consumidor, seja pela opção de novos canais de venda, design dos espaços físicos ou interatividade.
O Makro é um atacadista de autosserviço especializado que faz parte do grupo holandês SHV, um dos maiores holdings privados do mundo, que opera em cinco países da América do Sul, com mais de 120 lojas na Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela.
Presente no Brasil desde 1972, com a inauguração da primeira unidade atacadista a operar pelo sistema de autosserviço nas Américas, a empresa tem o pioneirismo e a inovação em sua essência.
Hoje possui 24 lojas concentradas no estado de São Paulo. A visão da empresa de ser o melhor parceiro para clientes, profissionais e famílias guia a expansão da marca.
Motivação
Em um mercado altamente competitivo, o Makro vem buscando diferenciais em seu posicionamento estratégico. Nesse movimento, a inovação aberta se apresenta como um dos caminhos que a empresa vem trilhando.
Para o Makro, as startups apresentam-se como uma oportunidade de acelerar a implementação de inovação na empresa, uma vez que possuem produtos e serviços para serem testados, que levariam muito mais tempo se desenvolvidos internamente. Fato que permite a expansão das competências internas da empresa que tem um core business tipicamente tradicional.
Motivados pela necessidade de manter-se atualizados quanto às tendências tecnológicas aplicáveis ao setor, o Makro enxerga no relacionamento com startups a chance de estar à frente no mercado e obter novas formas de trabalho e mindset para cultura interna.
Motivados pela necessidade de manter-se atualizados quanto às tendências tecnológicas aplicáveis ao setor, o Makro enxerga no relacionamento com startups a chance de estar à frente no mercado e obter novas formas de trabalho e mindset para cultura interna.
A Interação com Startups Conecta Startup Brasil
O Makro tem atuado com startups, principalmente no modelo de provas de conceito, além da participação em programas parceiros, como o Programa Conecta Startup Brasil.
Para esse relacionamento ser exitoso, a empresa estabeleceu um processo interno que suporta as ações com startups. As ações iniciam-se com a seleção de desafios de negócio que sejam prioridade na estratégia da empresa e que disponham de líderes com mindset adequado para trabalhar em conjunto com as startups.
A área de inovação tem papel fundamental nesse processo, realizando a triagem das startups com potencial de parceria e conectando as áreas clientes dos desafios para a decisão de seguir com a Prova de Conceito com duração média de dois a três meses.
O projeto é acompanhado pela área de inovação, com o objetivo de acelerar os processos internos e mitigar os riscos e gargalos identificados ao longo do projeto. A área cliente participa do processo a fim de garantir a relevância da prova de conceito e a geração de valor.
Cientes do desafio de envolver o board da corporação, o Makro criou um comitê de acompanhamento formado por diretores de áreas transversais e o CEO da empresa. O papel desse grupo é manter o alinhamento e antecipar necessidades específicas de cada projeto, e especialmente, engajar a liderança na inovação aberta para criação da cultura interna.
Conecta Startup Brasil
O Makro faz parte das empresas selecionadas no Programa Conecta Startup Brasil e tem se relacionado com duas startups pela iniciativa, a WhyWaste e a Flink, que estão atuando em desafios da empresa.
Para esse relacionamento, a empresa envolveu a área de inovação, áreas clientes e também a sua liderança, com o intuito de garantir o engajamento interno no processo de acompanhamento dos projetos.
Case: Whywaste
O Makro buscou uma solução externa para resolver o gargalo da gestão de perdas de produtos por expiração da validade. Embora possua um aplicativo próprio que atua neste problema, a empresa identificou que uma solução externa seria capaz de atender sua demanda com maior flexibilidade e automação.
A decisão de buscar uma solução no mercado coincidiu com a oportunidade do Programa Conecta Startup Brasil na conexão com a WhyWaste. A startup oferta uma solução de gestão de datas de validade para redução das perdas em supermercado.
A conexão gerou o desenvolvimento de um piloto estruturado em duas fases. A primeira tem o foco na disponibilização da plataforma, cadastrando produtos de uma única loja e sem integração. O objetivo desta fase era avaliar se a loja usaria a ferramenta e se auxiliaria a operação, gerando valor para a gestão. A etapa dois do piloto teve a participação de uma loja inteira cadastrada na plataforma e a estruturação de um novo processo, com o intuito de avaliar o impacto da ferramenta em produtividade e redução de perdas.
Na avaliação do Makro, o piloto tem sido bem-sucedido. A primeira etapa manteve os colaboradores engajados no uso da ferramenta e obteve resultados significativos na operação. Com os resultados satisfatórios, a etapa dois obteve apoio da liderança para ampliar a atuação da startup.
Para a coordenadora Nathália Andrade, o engajamento da liderança tem fortalecido o relacionamento e ampliado as chances de implementação da solução na corporação.
Case: Flink
No Programa Conecta Startup Brasil, o Makro se conectou ainda com a Flink, uma startup focada em melhorar a experiência de compra dos clientes de supermercados.
Com um projeto early stage, a Flink obteve no relacionamento com o Makro apoio no processo de validação e desenvolvimento do produto. A relação de apoio mútuo gerou aprendizado e fortalecimento da conexão.
O Makro vem atuando por meio de mentorias e apoio técnico para a startup. A relação que envolve o desenvolvimento de uma prova de conceito em andamento em uma unidade do Makro tem o objetivo de identificar aspectos da experiência dos clientes na loja e apoiar na tomada de decisões, identificando aspectos como: diminuição de filas, acesso às informações sobre produtos de forma instantânea, pagamento automatizado e dados sobre histórico de compras.
A conexão é observada pelo Makro como uma oportunidade de Transformação Digital no varejo, aproximando a companhia do consumidor e gerando novas experiências.
A experiência de conexão com startups trouxe ao Makro importantes aprendizados para evoluir neste modelo de relacionamento e inovação aberta.
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É imprescindível manter o alinhamento com a liderança nos projetos
Criar momentos para discutir o projeto, criar rotinas de alinhamento, encontrar um modelo que funcione para a empresa irão aumentar as chances de sucesso do projeto.
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Envolver a área fim
A área que será a usuária da solução é o principal stakeholder, ela deve receber ainda mais atenção e ter um alinhamento ainda mais próximo para garantir o sucesso do projeto e a futura contratação. Ela deve ser parceira da área de inovação para vender o projeto internamente e manter o engajamento.
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Por mais maduro que o produto da startup possa parecer, muitos ajustes serão necessários
É preciso compreender que a startup está amadurecendo a solução tanto quanto a empresa está testando sua efetividade. Um canal aberto e compreensão de que ajustes e erros irão acontecer são importantes para o alinhamento de expectativas e o sucesso do projeto. Ademais, o piloto deve ser construído de forma a capturar o valor que a startup promete entregar, sem necessitar grandes esforços de desenvolvimento e customização de nenhuma das partes.
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Estamos sempre aprendendo com nossos clientes e parceiros
A empresa sempre tem algo novo para aprender se estiver aberta a ouvir. As startups estão conversando com clientes e podem trazer novos pontos de vista, novos insights. Os parceiros estão conversando com outras empresas, sejam concorrentes ou outras empresas da cadeia, e podem trazer também insights, melhores práticas e problemas e oportunidades não percebidos.
Aprendizados que irão guiar os relacionamentos futuros do Makro com as startups e que aumentam as chances de sucesso.