Melhoria do Processo de Software Brasileiro
O MPSBR, Melhoria do Processo de Software Brasileiro, é um programa da Softex com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Com inicio em dezembro de 2003, o programa tem como objetivo melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, serviços e as práticas de gestão de RH na indústria de TIC.
Área de Qualidade da Softex é responsável por apoiar a inserção da cultura da qualidade de software e serviços, principalmente nas micro, pequenas e médias organizações, evidenciando a contribuição tanto para a melhoria de processos, do desempenho nos negócios quanto para a alavancagem da inovação, tornando-as mais competitivas.
MODELOS DE REFERÊNCIA
Depoimentos de Empresas Avaliadas
Como uma empresa pode ser avaliada MPSBR
A avaliação MPSBR confere um nível de maturidade aos processos da unidade organizacional. Para que sua empresa seja avaliada em um modelo MPS, é necessário seguir quatro passos.
PASSO 1
IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO MPSBR
A empresa deve implementar os processos em uma ou mais de suas unidades organizacionais no modelo e nível MPS adequados ao seu negócio: Software, Serviço, Gestão Pessoas ou uma combinação destes.
PASSO 2
CONTRATAÇÃO DA INSTITUIÇÃO AVALIADORA
A avaliação MPS somente pode ser realizada por uma Instituição Avaliadora (IA-MPS) habilitada pela Softex. Para identificar uma Instituição Avaliadora, consulte as Instituições Autorizadas disponíveis neste portal.
Existem restrições a serem consideradas na contratação de uma avaliação MPS. Detalhes definidos no Guia de Avaliação.
PASSO 3
AVALIAÇÃO OFICIAL
A avaliação oficial é realizada em etapas que abrangem a avaliação inicial, elaboração, avaliação final e auditoria, e pode ocorrer num período de 3 a 6 meses.
PASSO 4
PUBLICAÇÃO DO RESULTADO OFICIAL
Uma avaliação MPSBR só é considerada válida mediante publicação no site Softex.
HABILITAÇÃO DO REPRESENTANTE DA EMPRESA NA EQUIPE DE AVALIAÇÃO
As avaliações MPSBR devem ter a participação de um ou mais representantes da empresa na equipe de avaliação, previamente treinados no modelo escolhido. Consulte Treinamento e Habilitação do MPSBR.
Este passo pode ser realizado a qualquer momento antes da avaliação inicial.
IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO MPSBR
Inicialmente, a empresa deve:
Para a implementação dos processos, a empresa pode:
HABILITAÇÃO DO REPRESENTANTE DA EMPRESA NA EQUIPE DE AVALIAÇÃO
Os representantes da empresa contribuem com seu conhecimento durante a avaliação, através do entendimento da organização, de seus processos e artefatos e também posteriormente, da disseminação do conhecimento obtido dentro da empresa. Eles devem ter independência para desempenhar o seu papel de avaliador.
AVALIAÇÃO OFICIAL
Passos macros
PUBLICAÇÃO DO RESULTADO OFICIAL
Cada avaliação tem um prazo de validade de três anos a contar da data da conclusão da avaliação final. Durante o período de validade, o resultado da avaliação fica publicado no portal da Softex. Ao seu término, é retirada do site.
Se no planejamento da avaliação MPSBR estiver definido que o resultado será publicado, ao final da auditoria da avaliação oficial, os dados enviados à Softex serão publicados em (colocar o link) juntamente com uma notícia sobre o resultado da avaliação.