Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

Focada há mais de 18 anos na entrega de soluções inovadoras de comunicação omnichannel com modernos redutos de colaboração no trabalho e sistemas avançados de relacionamento com o cliente, a Digivox atua com ofertas corporativas (B2B) para as verticais de operadoras de telecom (carriers), financeiro, governos e logística.

No ano passado, a companhia ampliou sua presença para além das fronteiras nacionais, chegando aos Estados Unidos e Europa por meio de um modelo de negócios baseado em SaaS e ofertas que vão desde Soluções OeM – abrangendo canais como voz, vídeo, chat e WhatsApp – até recursos de colaboração, produtividade e engajamento do cliente.

“Este ano ampliamos a oferta de produtos adequados ao momento pós-pandemia para entregar soluções disruptivas que irão nos posicionar de forma ainda mais competitiva nos novos mercados internacionais nos quais pretendemos atuar”, explica Aluizio Melo, CMO da Digivox.

É o caso da Smartspace. Em um mundo no qual o trabalho híbrido se torna uma realidade para todos, ela unifica os melhores instrumentos de trabalho com as ferramentas pessoais tornando o dia do usuário mais completo. Trata-se de agregador de soluções que facilita a eficiência entre equipes, otimizando a produtividade. Além de ser uma plataforma omnichannel que unifica todos os canais de atendimento ao cliente de forma escalável e mapeia a jornada de interação, proporciona também ao colaborador uma visão ampla do seu dia de trabalho. Com ele, os gestores também têm uma visão completa da atuação da equipe e possuem indicadores completos do atendimento ao cliente. Relatórios e dashboards fornecem informações para insights de venda e otimização dos processos.

O executivo tem grandes expectativas para a consolidação de parcerias comerciais globais durante o MWC23, principalmente no maduro mercado europeu. “Fornecemos soluções bastante inovadoras e que já se mostraram importantíssimas para negócios de diversos segmentos no Brasil. Temos a certeza de que também podemos gerar impacto positivo em outros países”, complementa Aluizio Melo, acrescentando que as ações realizadas em conjunto com a delegação brasileira durante o evento “nos ajuda nos ajuda a mostrar, e até corrobora, o trabalho de qualidade que já realizamos no Brasil, para o mercado global”.

A participação nacional no MWC23 é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e conta com o apoio do apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Além da Digivox, integram a delegação brasileira Agile Inc, Argotechno, CESAR, Click Alert, Diagnext, Evo Systems, Ilegra, I. M. Tecnologia, Instituto Eldorado, Knowcode, Kymo, MC1, Positivo, Pulsus, Real2U, Stefanini, Trackage, Venko Networks e W5.

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

Mais um dia de agenda cheia para a delegação de 20 startups e empresas brasileiras no MWC2023 e que começou com uma apresentação de Brenda Beckedorf, diretora-executiva, e Chelsea Hallick, gerente de Desenvolvimento de Negócios, Tecnologia Empresarial da Calgary Economic Development, sobre as oportunidades de negócios no Canadá e benefícios ofertados pelas agências locais.

Em coletiva de imprensa no estande Brasil IT+, a Huawei, em parceria com a Softex e a Teleco, lançou o white paper “F5G – O Brasil Conectado”. O lançamento contou com a participação de Sun Baocheng, Presidente da Huawei Brasil; Atilio Rulli, Vice-Presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina e Caribe; Carlos Lauria, Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Huawei; Ruben Delgado, presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), e Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, além de integrantes da delegação brasileira, executivos e jornalistas.

No final da manhã representantes da MC1, Cesar, Pulsus e Click Alert visitaram o espaço do Beat Barcelona para conhecer as vantagens e os benefícios ofertados pela prefeitura de Barcelona a empresas – em especial as brasileiras – e talentos que desejam se instalar na cidade.

“Comparecemos ao MWC desde 2012. O tema deste ano – Velocity – está totalmente alinhado ao nosso propósito e entrega de valor, pois temos o compromisso de levar mais produtividade aos nossos clientes. Reduzimos o tempo gasto em execução nas lojas, substituindo o trabalho manual por soluções móveis digitais automatizadas, como reconhecimento de imagem e preço, para que possam, ao final, vender mais e alcançar os melhores resultados de negócios”, destaca Ana Tiengo, gerente de marketing e vendas internas na MC1, especializada em soluções de mobilidade e inteligência de mercado e líder na América Latina para a indústria de bens de consumo.

No período da tarde, acompanhados por Eros Ramos, gestor de projetos setoriais da ApexBrasil, representantes da Pulsus, R2U, Kymo, MC1, Diagnext e Evo Systems visitaram o espaço da Ericsson no MWC23. A programação foi encerrada com uma nova rodada de encontros do Network UK no estande do Reino Unido no evento.

A participação nacional no MWC23 é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e conta com o apoio do apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Empresas brasileiras conhecem os benefícios para internacionalização oferecidos pelas Agências do Canadá

Visita da delegação brasileira ao estande da Ericsson no MWC23

 

 

Por Redação Softex *

A Huawei, em parceria com a Softex e a Teleco, apresentou, na manhã de hoje (1°) no MWC23, em Barcelona, o whitepaper “F5G – O Brasil Conectado”. O lançamento contou com a participação de Sun Baocheng, presidente da Huawei Brasil; Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina e Caribe; Carlos Lauria, diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Huawei; Ruben Delgado, presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, além de integrantes da delegação brasileira, executivos e jornalistas.

O F5G (fixed 5G) foi proposto pela primeira vez no MWC Shanghai em 2019. Anos depois, tornou-se um consenso da indústria, assim como o 5G. O mercado brasileiro de banda larga fixa encontra-se no estágio inicial da era F5G e teve um crescimento notável ao longo dos últimos anos. Com um crescimento médio de 7% desde 2014, a assinatura de banda larga fixa totalizou 42,1 milhões no primeiro trimestre de 2022. Nos últimos dez anos, a fibra óptica tornou-se a tecnologia mais utilizada no mercado de banda larga fixa. Segundo dados da Conexis, entre os mais de 40 milhões de assinantes de banda larga fixa até 2022, até 65% terão acesso à tecnologia de fibra óptica. Nos últimos 10 anos, o acesso à fibra óptica cresceu cerca de 28 vezes para os atuais 27,7 milhões de usuários.

“O Brasil está entrando em uma excitante nova era de comunicações, e as redes fixas desempenham um papel essencial nessa evolução ao lado e em cooperação com as redes móveis. Com tecnologias de fibra óptica, as redes fixas de 5a geração oferecem larguras de banda mais altas e maior disponibilidade do que as redes móveis e têm potencial para suportar as aplicações promissoras do futuro, como vídeo de ultra-alta definição, e-saúde, escritório em nuvem, ensino online, entretenimento online, realidade virtual (VR), e realidade aumentada (AR). O F5G foi projetado para trazer benefícios sem precedentes às redes e comunicações fixas brasileiras”, explicou Carlos Lauria.

Para Ruben Delgado, “é grande o desafio de entregar velocidades de dados mais rápidas, conectividade mais confiável e maior capacidade de dispositivos conectados em uma única rede de forma a contribuir para o crescimento da economia e de toda a sociedade. Sua superação passa, obrigatoriamente, pela condução de políticas públicas de incentivo ao investimento em infraestrutura e Pesquisa e Desenvolvimento na área de 5G, pelo estabelecimento de parcerias entre o setor público e privado, pela educação e treinamento para que as pessoas possam aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela tecnologia 5G e pela criação de um arcabouço jurídico para garantir que os direitos dos consumidores sejam protegidos e que a competição seja sempre saudável”.

O artigo apresenta informações e dados importantes sobre a evolução das redes fixas, em especial, de fibra óptica no Brasil e no mundo e oferece recomendações e sugestões de políticas públicas que diminuam o abismo digital existente no país, reforçando a importância das novas tecnologias para a criação de cidades inteligentes e sustentáveis, além de novas formas de e-cidadania, na qual habilidades com dispositivos móveis e com os serviços em ultra-velocidade são essenciais.

Lilia Zhuli, vice-presidente de Public Affairs da Huawei Brasil; Sun Baocheng, presidente da Huawei Brasil; Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina e Caribe; Carlos Lauria, diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Huawei; Ruben Delgado, presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e Jorge Viana, presidente da ApexBrasil 

*Com informações ASCOM Huawei, em Barcelona

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, acompanhados por parlamentares, visitaram o estande do Brasil no Mobile World Congress (MWC23) na manhã desta terça-feira (28).

O espaço recebeu também Carlos Baigorri, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para uma série de reuniões com Nestor Rios, diretor-executivo da Autoridad de Regulación y Fiscalización de Telecomunicaciones y Transportes (ATT) da Bolívia; Cláudio Araya San Martin, subsecretário de Telecomunicações do Chile; e Leonilde Tatiana dos Santos, presidente do Conselho de Administração da Agência de Regulação Multissetorial da Economia (ARME) de Cabo Verde.

Na oportunidade, o presidente da Anatel reconheceu o caráter inovador da solução de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) da Pulsus, que chamou ainda a atenção do Governo de Abu Dhabi e de uma empresa italiana.

Presente na América, Europa e África e com quase um milhão de aparelhos gerenciados no Brasil e no exterior, a tecnologia da Pulsus simplifica o trabalho de colaboradores e de representantes que utilizam tablets e smartphones corporativos.

“Temos crescido exponencialmente nos últimos anos e o interesse demonstrado por governos e companhias estrangeiras em nossa solução comprova o acerto de estarmos investindo de forma agressiva em nossa expansão internacional”, destaca Vinícius Boemeke, CEO da Pulsus.

O Instituto Iracema, que desenvolve um projeto-piloto de alfabetização digital de deficientes visuais em Fortaleza em parceria com a Softex, o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), firmou parceria com o Governo de Moçambique para o desenvolvimento de projetos em tecnologia assistiva com início no próximo mês de abril.

Tendo em sua carteira de clientes empresas como FCA, Renner e Thompson Reuters, a consultoria de TI Ilegra teve encontros com representantes da espanhola Vallid e da libanesa Airlinq. Já a Venko Networks, especializada em serviços de P&D com foco em plataformas de telecomunicações, protocolos de rede e sistemas operacionais, avançou em suas negociações de parceria com uma grande empresa israelense provedora de soluções de conectividade.

Após promissoras reuniões com a DHL, Logisber e a BCL, responsável por toda a organização do complexo logístico da Catalunha – incluindo portos, aeroportos e armazéns, a Trackage, startup de otimização logística, recebeu no estande do Brasil IT+ o time de open innovation da Decathlon.

“O mercado de logística espanhol dispõe ainda muitas oportunidades para digitalização e a nossa solução se mostrou extremamente aderente às demandas locais”, avalia Victor Hugo, CEO e founder da Trackage.

A participação nacional no MWC23 é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e conta com o apoio do apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Carlos Baigorri, presidente da Anatel e Nestor Rios, diretor-executivo da ATT da Bolívia

 

 

 

 

 

 

 

 

Insituto Iracema firmou parceria com o Governo de Moçambique para o desenvolvimento de projetos em tecnologia assistiva

 

 

 

 

 

 

 

 

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, acompanhados por parlamentares visitando o estande Brasil IT+

Por Karen Kornilovicz, repórter Softex

Nesta segunda-feira (27), as 20 empresas e startups que compõem a delegação brasileira presente no Mobile World Congress (MWC), o principal evento do mundo para a indústria de conectividade, participaram de uma série de reuniões no Hotel Catalonia Ramblas com representantes da Algar, ATC, Ativa, Brisanet, Claro, Cleartech, CPQD, Datora, Informa, Ligga, Tim, Virtuaeyes, VTal e Winity.

“A internacionalização é importante para empresas que desejam crescer, competir em escala global e acessar novos mercados, reter talentos e recursos. Para nós, participar do MWC 23 é uma oportunidade única e que pode levar nossa companhia a outro patamar”, avalia Valéria Carrete, chief revenue officer da startup R2U, fornecedora de soluções de realidade aumentada e metaverso para o setor de varejo.

Aluizio Melo, CMO da Digivox, especializada em soluções de comunicação omnichannel, destaca a expectativa para a consolidação de parcerias comerciais globais, principalmente no mercado europeu, durante o evento. “Fornecemos soluções bastante inovadoras e que já se mostraram importantíssimas para negócios de diversos segmentos no Brasil. Temos certeza de que também podemos gerar impacto positivo em outros mercados”, pondera.

Já o objetivo do Instituto Eldorado, segundo Andre Janousek, Business Development Manager é de se apresentar como parceiro para as empresas interessadas em alavancar suas estratégias de inovação aberta. “Somos referência em P&D e Inovação no mercado brasileiro nos segmentos de TIC, agro, auto, energia, óleo e gás, saúde, indústria 4.0 e educação. Desenvolvemos soluções de hardware, software e realizamos, capacitações, testes, certificações e consultoria em inovação. E temos uma estrutura laboratorial de nível mundial”.

Paralelamente, Ruben Delgado, presidente da Softex, acompanhou a reunião setorial com representantes do Ministério das Comunicações, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, empresas de telecomunicações e empresários do setor. No período da tarde, a delegação parlamentares visitará o estande Brasil IT+.

A participação nacional no MWC23 é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e conta com o apoio do apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

Confira alguns dos encontros:

Pulsus apresenta sua solução de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) para a delegação de parlamentares brasileiros

Reunião Trackage com representantes da DHL

R2U em encontro com a Telefônica

Instituto Eldorado recebe representantes da Apis

Encontro Agile Inc e Insituto Iracema

Reunião Kymo e Quipux

 

Por Mário Pereira, repórter Softex

O presidente da Softex, Ruben Delgado, cumpre uma extensa agenda durante a realização da edição 2023 do Mobile World Congress 2023 (MWC), considerado hoje o evento mais relevante voltado para a indústria de conectividade e que se realiza em Barcelona até a próxima quinta-feira, 2 de março. No domingo, dia 26, antes da abertura oficial, o presidente da Softex participou de recepção promovida pelo Canadá.

“Os setores de TI e Telecom são estratégicos para alavancar o crescimento do país e nossa presença em um evento desta relevância é fundamental para o mapeamento de oportunidades de negócios, bem como das principais tendências do mercado mundial, além de contribuir para fortalecer a presença de nossas companhias no mercado global”, disse Ruben Delgado.

Nesta segunda-feira (27) pela manhã, Delgado acompanhou a reunião setorial com representantes do Ministério das Comunicações, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, empresas de telecomunicações e empresários do setor. No final da tarde, ele estará presente ao Network UK promovido pelo Reino Unido e, na sequência, às 18 horas, comparecerá ao coquetel a ser realizado no estande do Brasil IT+.

Nesta terça-feira (28), Delgado receberá Carmen González, da Agência de Atração de Investimentos da Catalunha, dando início a uma série de compromissos que inclui nova rodada de reuniões de networking com representantes do Reino Unido e do Canadá e visita ao estande da Huawei.

Às 18h30, o presidente da Softex comparecerá ao afterwork promovido pela a 22@Network BCN, juntamente com as comissões de Talento, Empreendedorismo e Inovação no Valkiria Hub Space. A iniciativa busca promover uma aproximação entre conferencistas e os parceiros da 22 BCNetwork BCN. Um dos principais objetivos desta associação é criar um círculo profissional e social para gerar oportunidades de negócio e empreendedorismo através de sessões organizadas de networking. O último compromisso do dia será às 20h00, no Alberta Investment Forum.

Na quarta-feira (1°), a programação começará às 9h00 com o evento Oportunidades no Canadá a ser realizado no Pitch Lounge do estande Brasil IT+, seguido pelo lançamento do whitepaper “F5G, o Brasil Conectado”, elaborado pela Softex em parceria com a Huawei e a Teleco.  Na sequência, Ruben Delgado acompanhará o evento Barcelona Activa, promovido pela Agência de Desenvolvimento Econômico da cidade de Barcelona. Às 12h30, o presidente da Softex receberá no estande Brasil IT+ a visita institucional da Generalitat de Catalunya e, às 16h00, irá ao estande da Ericsson, participando ainda no final da tarde de novo encontro de networking promovido pelo Reino Unido.

Na quinta-feira,2, último dia do MWC23, o Ruben Delgado acompanhrá um encontro no estande Brasil IT+ com Carlos Manuel Baigorri, presidente da Anatel, e representantes das empresas Pulsus, Imtech, Agile, Venko, Diagnext, Eldorado e SmartSpace. Encerrando a programação, ele receberá a visita de representante da Vivo.

A participação nacional no MWC23 é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e da Softex, e conta com o apoio do apoio do Consulado do Brasil em Barcelona no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.